1.2. Subprocesso de Diagnóstico

Após a Preparação, na qual foram organizadas as principais atividades do projeto de elaboração do PDTIC, inicia-se o 2º subprocesso da Elaboração do PDTIC: o Diagnóstico.

Este subprocesso se caracteriza por buscar compreender a situação atual da TIC na organização para, em consonância com esse quadro, identificar as necessidades (problemas ou oportunidades) que se espera resolver.

Subprocesso de Diagnóstico

Para isto, são contempladas as atividades relacionadas à análise estratégica e ao levantamento de necessidades. A análise estratégica é realizada para posicionar a TIC do órgão no seu contexto organizacional. O levantamento de necessidades parte daquelas relacionadas à informação e se desdobra em todas as outras associadas à TIC: serviços, infraestrutura, contratações e pessoal de TIC.

É importante observar que este subprocesso exige grande interação com as outras áreas da organização, uma vez que realiza extensa coleta de dados e análise de documentos. Um dos principais artefatos produzidos neste subprocesso, e muito importante para todo o processo de Elaboração do PDTIC, é o Inventário de Necessidades. O inventário é consolidado, ao final do subprocesso, a partir do levantamento de necessidades provenientes, basicamente, de todas as atividades que compõem a fase de diagnóstico.

No Diagnóstico, a execução de grande parte das atividades compete à Equipe de Elaboração do PDTIC. Porém, o Comitê de TIC também atua, especificamente, para realizar a aprovação do inventário de necessidades, após a consolidação pela Equipe de Elaboração do PDTIC.

As atividades que compõem o subprocesso de Diagnóstico são:
1.2.1 – Analisar resultados do PDTIC anterior;
1.2.2 – Analisar o referencial estratégico de TIC;
1.2.3 – Analisar a organização da TIC;
1.2.4 – Realizar Análise SWOT da TIC;
1.2.5 – Estimar a capacidade da execução da TIC;
1.2.6 – Planejar o levantamento das necessidades;
1.2.7 – Identificar necessidades de Informação;
1.2.8 – Identificar necessidades de Ser viços de TIC;
1.2.9 – Identificar necessidades de Infraestrutura de TIC;
1.2.10 – Identificar necessidades de Contratação de TIC;
1.2.11 – Identificar necessidades de Pessoal de TIC;
1.2.12 – Consolidar o Inventário de Necessidades;
1.2.13 – Alinhar as necessidades de TIC às estratégias da organização;
1.2.14 – Aprovar o Inventário de Necessidades; Aprovação.

Fonte: Guia de PDTIC do SISP versão 2.1