1.1. Subprocesso de Preparação
A Preparação representa o início do processo de elaboração do PDTIC. O processo se inicia com o Comitê de TI definindo a abrangência e o período de vigência e indicando a equipe de elaboração desse PDTIC. Essa indicação é formalizada por meio de um instrumento que confere as atribuições aos membros como, por exemplo uma Portaria de Designação.
Em seguida, são conduzidas as atividades de descrição da metodologia de elaboração do PDTIC, de consolidação dos documentos de referência, de identificação das estratégias da organização e dos princípios e diretrizes, os quais compõem uma proposta de Plano de Trabalho a ser aprovada pelo Comitê de TI ao final.
Portanto, este subprocesso reúne aspectos decisórios de caráter superior, aprovação de documentos e atividades diretamente voltadas à elaboração do Plano de Trabalho, o qual orientará a condução da elaboração do PDTIC. Há a participação da Equipe de Elaboração do PDTIC e do Comitê de TIC.
Cabe ressaltar a possibilidade de utilização da Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP – MGP-SISP – para apoiar a consecução das atividades de preparação, uma vez que se recomenda que a elaboração do PDTIC seja conduzida como um projeto.
As atividades que compõem o subprocesso de Preparação são:
1.1.1 – Definir abrangência e período do PDTIC
1.1.2 – Definir a Equipe de Elaboração do PDTIC
1.1.3 – Descrever a metodologia de elaboração
1.1.4 – Consolidar documentos de referência
1.1.5 – Identificar estratégias da organização
1.1.6 – Identificar princípios e diretrizes
1.1.7 – Elaborar o Plano de Trabalho do PDTIC – PT-PDTIC – Cronograma
1.1.8 – Aprovar o PT-PDTIC
Fonte: Guia de PDTIC do SISP versão 2.1